6 mins read

O que é gênero cordel?

O que é gênero cordel?

A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.
Em cacheSemelhantes

Qual é a origem do cordel?

De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.
Em cache

Quais são os tipos de cordel?

Algumas classificações quanto ao número de versos e sílabas são:

  • Quadra ou redondilha maior – estrofe de quatro versos e sete sílabas;
  • Sextilha – estrofe de seis versos;
  • Setilha – estrofe de sete versos e sete sílabas;
  • Oitava ou oito pés de quadrão – estrofe de oito versos e sete sílabas;

Em cache

Como são os cordel?

No geral, o cordel é escrito em métrica com rimas que fazem a musicalidade dos versos. Torna-se uma forma de resistência para o folclore da região de onde surge, já que o gênero cordel trata dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais.
Em cache

O que é cordel na escola?

Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.

Quais são os poemas de cordel?

Confira esta seleção de poemas de cordel de temas variados e conheça um pouco sobre os seus autores.

  • A seca do Ceará, de Leandro Gomes de Barros. …
  • ABC do Nordeste, de Patativa do Assaré …
  • Nas asas da leitura, de Costa Senna. …
  • A greve dos bichos, de Severino Milanês da Silva. …
  • A corrida da vida, de Bráulio Bessa.

Quais são as principais características da literatura de cordel?

Originalmente, os folhetos desse tipo de literatura eram expostos em cordéis (cordas finas), daí o nome “literatura de cordel”. Os textos da literatura de cordel apresentam cunho satírico e características regionais. A estrutura dos textos da literatura de cordel é marcada por rimas, métrica e oração (enredo).

Qual é o cordel mais famoso do Brasil?

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. …
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré …
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. …
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. …
  • #7.

Qual é a linguagem predominante no cordel?

Literatura de cordel é uma literatura composta por narrativas satíricas. Tais textos são caracterizados pela prosa em verso e apresentam linguagem simples e aspecto regional. A literatura de cordel é uma das expressões da cultura popular do Nordeste.

Quais são as partes do cordel?

Estrutura do cordel

Quadra: estrofe de quatro versos (não é mais utilizada); – Sextilha: estrofe de seis versos (é a mais conhecida); – Septilha: estrofe de sete versos (é a mais rara);

Quais as partes de um cordel?

Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).

Quais são as características da literatura de cordel?

Tem como característica mais marcante os poemas escritos com a linguagem popular. Os versos de métrica perfeita apresentam rimas bastante ricas. Os poemas de cordel, inicialmente, eram vendidos em feiras. Nesses espaços eles ficavam à mostra da população pendurados em barbantes ou cordéis.

Quantas linhas tem que ter o cordel?

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.

Quais são as rimas do cordel?

Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).

Qual é a importância da literatura de cordel?

3 IMPORTÂNCIA DA LITERATURA DE CORDEL

A Literatura de Cordel mostra-se como sendo uma fonte de informação relevante em diversos aspectos, entre eles a cultura de um local, um determinado período de tempo, como também expressa as próprias histórias criadas pelos atores cordelistas.

Quem foi o maior escritor de cordel?

Cordel. Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Qual cultura trouxe o cordel para o Brasil?

Vinda de Portugal para o Brasil no século XVII, a literatura de cordel adquiriu traços da cultura nordestina e se transformou em expressão da região. Impressos de forma artesanal em folhetos, os cordéis eram popularmente vendidos em feiras dispostos em cordões – daí veio o nome desse gênero literário.

Em que região do Brasil o cordel é mais popular?

A literatura de cordel é popularmente conhecida a literatura tradicional da cultura popular brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente nos estados do Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.