O que é filgrastim e para que serve?
O que é filgrastim e para que serve?
Filgrastim é um G-CSF análogo utilizado para estimular a proliferação e diferenciação de granulócitos. É produzido por tecnologia do DNA recombinante em Escherichia coli (E. coli).
Quando usar filgrastim?
O uso do filgrastim é recomendado em diversos contextos em oncologia, sendo seus maiores benefícios alcançados com a profilaxia primária e secundária de neutropenia em pacientes recebendo quimioterapia mielossupressora de alta intensidade.
Em que local pode se aplicar filgrastim?
Realizar a aplicação na região da coxa, abdômen ou parte posterior dos braços, conforme indicado nas figuras abaixo.
- Puxar o êmbolo cuidadosamente para verificar se não houve perfuração de vaso sanguíneo. …
- Injetar a solução lenta e gradualmente, segurando a prega feita na pele.
Quais os efeitos colaterais da Filgrastima?
As reações adversas mais comumente relatadas são pirexia, dor musculoesquelética (que inclui dor óssea, dor nas costas, artralgia, mialgia, dor nos membros, dor musculoesquelética, dor torácica musculoesquelética, dor no pescoço), anemia, vômito e náusea.
Quanto tempo o filgrastim faz efeito?
Em geral o tempo de tratamento é de 14 dias, podendo variar de acordo com o tipo, dose e protocolo da quimio- terapia citotóxica aplicada. Os pacientes subme- tidos a quimioterapia citotóxica apresentam um aumento típico e transitório dos neutrófilos 1-2 dias após o início do tratamento com filgrastim.
O que é neutropenia no sangue?
A neutropenia consiste na redução da contagem de neutrófilos no sangue. Se for grave, há aumento no risco e na gravidade de infecções causadas por bactérias e fungos. Os sintomas focais da infecção podem ser silenciosos, mas a febre surge durante as infecções mais sérias.
Qual o valor mínimo de leucócitos para fazer quimioterapia?
O paciente com a doença apresenta contagem de leucócitos inferior a 500 neutrófilos/mm3.
Quanto tempo filgrastim pode ficar fora da geladeira?
Fora da geladeira, o produto é estável por até sete dias à temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C); os frascos que tiverem sido congelados não devem ser utilizados.
Quanto tempo o corpo volta ao normal depois da quimioterapia?
A quimioterapia age ou fazendo dano ao DNA das células (tanto nas do tumor, como as normais) ou dificultando a multiplicação celular. Quando isso ocorre nas células boas, o efeito tende a perdurar. Por exemplo, a imunidade após a quimioterapia, só costuma cair dez dias após a aplicação da droga.
Quanto tempo filgrastim faz efeito?
Em geral o tempo de tratamento é de 14 dias, podendo variar de acordo com o tipo, dose e protocolo da quimioterapia citotóxica aplicada. Os pacientes submetidos a quimioterapia citotóxica apresentam um aumento típico e transitório dos neutrófilos 1-2 dias após o início do tratamento com filgrastim.
Quanto tempo a imunidade fica baixa depois da quimioterapia?
O paciente adoece entre três e sete dias após o ciclo da químio.
Qual médico trata neutropenia?
Seria importante leva-lo para uma consulta com reumatologista pediátrico.
Quais os medicamentos que podem causar neutropenia?
Muitos medicamentos, incluindo (entre outros) fenotiazina, medicamentos contendo sulfa e muitos medicamentos usados no tratamento do câncer (quimioterapia), assim como certas toxinas (benzeno e inseticidas) também podem prejudicar a capacidade da medula óssea de produzir neutrófilos.
Quanto custa 1 quimioterapia?
Alta no custo. O estudo também mostra que, nos últimos quatro anos, aumentou em 400% o custo médio dos procedimentos de tratamento da doença, como a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Um procedimento que em 2018 custava R$ 151,33, por exemplo, passou para R$ 758,93 em 2022.
Como saber se a quimioterapia está funcionando?
Como Saber se a Quimioterapia está Funcionando
- Um nódulo ou tumor envolvendo alguns linfonodos pode ser sentido e medido externamente pelo exame físico;
- Alguns tumores internos de câncer aparecem em um raio-x ou tomografia computadorizada;
Quais são as sequelas que a quimioterapia pode deixar?
Vários medicamentos quimioterápicos podem danificar o sistema nervoso. Um sintoma comum de danos nos nervos é a dor neuropática, uma condição que causa dormência, queimação ou formigamento nos membros, mãos e pés.
Quantas sessões de quimioterapia uma pessoa pode fazer?
A quantidade de quimioterapia – ou o número de sessões – feita por cada um também é diferente. Algumas pessoas podem fazer semanalmente, outras a cada 15, 21 ou 28 dias e até mesmo mensalmente. Tudo vai depender do protocolo do paciente e do quimioterápico.
Quanto tempo leva para a quimio sair do corpo?
A eliminação das medicações costuma ser rápida, em geral de horas a dias. Mas cada uma leva um tempo diferente. Por exemplo, quem faz a quimioterapia “vermelha” consegue ver isso facilmente pela cor da urina. Quando a urina fica da cor normal, mostra que não há mais medicação no corpo.