6 mins read

O que é floculação e exemplos?

O que é floculação e exemplos?

A floculação consiste em transformar as partículas de impurezas ou elementos sólidos em flocos, que irão decantar depois de unidos. Além de ser utilizada no tratamento de água, a floculação também é uma das etapas da indústria química, como a produção de papel por exemplo.
Em cache

Como funciona floculação da água?

Os processos de floculação e coagulação fazem parte do tratamento de água. São adicionados coagulantes químicos para formar flocos que carregam a sujeira. Em outras palavras, são processos químicos e físicos onde partículas muito pequenas se agregam formando flóculos que irão se decantar.
Em cache

Onde é usada a floculação?

Uma curiosidade sobre o processo de floculação é que ele acontece de maneira natural durante a formação de flocos de neve ou sedimentos submarinos. Porém, também pode ser aplicado em indústrias de biotecnologia, petróleo, celulose e mineração, além do tratamento de água.
Em cache

O que é floculação e decantação?

A floculação irá agitar a água, com a ajuda de pás giratórias. Decantação: nessa etapa, a água passa lentamente pelos decantadores, permanecendo assim de 2 a 3 horas. Esse processo facilita que os flocos de impurezas se depositem no fundo do decantador.
Em cacheSemelhantes

O que vem depois da floculação?

Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas. Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

Porque a floculação das impurezas da água é importante?

A etapa de floculação desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade da água tratada em uma estação de tratamento de água (ETA). Essa etapa contribui para a remoção de uma variedade de contaminantes e impurezas presentes na água bruta, resultando em água potável segura para consumo humano.

O que acontece com a água no tanque de floculação?

Floculação

Após a adição do coagulante, a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados. Nesse processo, o coagulante é dispersado mais facilmente em uma agitação mais forte de 30 segundos.

Quais são as 3 substâncias adicionadas na água?

Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes desinfetantes, em ordem de freqüência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata.

Como funciona o floculador?

Floculadores são dispositivos utilizados no tratamento de água e efluentes para aumentar a eficiência de remoção de partículas suspensas. Eles funcionam agitando a água ou o efluente, o que causa as partículas a se aglutinarem (ou “flocos”) formando uma massa mais densa e visível.

Quais são as 5 etapas do tratamento da água?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. …
  2. Decantação. …
  3. Filtração. …
  4. Desinfecção. …
  5. Fluoretação.

O que é o flúor na água?

A fluoretação das águas é uma medida efetiva para reduzir a cárie dentária, e o uso do flúor no abastecimento público é considerado o principal fator para a obtenção de redução na prevalência da doença.

O que é um floculador?

Já os floculadores são equipamentos mecânicos instalados nas câmaras para propiciar, pela mistura em baixo gradiente, o aumento dos tamanhos dos flocos formados na coagulação.

Por que realizamos a floculação antes da decantação?

A floculação é uma etapa importante no tratamento de água, pois ajuda a remover impurezas e partículas suspensas da água. Durante a floculação, uma substância química é adicionada à água para criar “flocos” que aglutinam as impurezas. Estes flocos são então retirados da água por meio de filtração ou decantação.

Qual a diferença de coagulação e floculação?

Resumidamente podemos dizer que a Coagulação forma coágulos e a floculação une os coágulos, formando os flocos. do custo total, de tal forma que saber as medidas de cada químico é fundamental.

O que é um tanque de floculação?

A floculação é a segunda etapa do processo de tratamento da água. Nestes tanques, com auxílio de agitadores mecânicos, é feita agitação lenta promovendo condições para a formação de flocos de material gelatinoso provindo da reação da cal e do sulfato de alumínio juntamente com as impurezas.

Quais são os tipos de floculadores?

Os floculadores possuem mecanismos de agitação hidráulicos e mecânicos. Os tipos mais comuns são os de eixo vertical e horizontal; de palheta; tipo hélice; e turbina de fluxo axial.

Qual a função da calha de floculação?

O líquido passa, então, pela calha de floculação, que possui uma série de paredes internas, com aberturas laterais intercaladas. Esse material serve para forçar a passagem do líquido em um fluxo sinuoso. Permitindo um tempo de residência ideal para a formação adequada dos flocos.

Qual é a função do sulfato de alumínio na água?

No Brasil, é o Sulfato de Alumínio o agente coagulante/floculante hoje mais usual nas estações de tratamento de água, onde ele geralmente é utilizado em parceria com o óxido de cálcio – CaO, a popular cal virgem -, que nesse processo tem a função de corrigir o pH da água.