O que é indicador TWI?
O que é indicador TWI?
O Indicador TWI é um recurso presente em todo pneu novo e de qualidade. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca.
Em cache
Qual a profundidade do TWI?
Um convencional, de 1,6 mm e outro específico para uso no verão, de 3 mm.
Em cache
Como saber o TWI?
O TWI é uma pequena saliência localizada entre os sulcos da banda de rodagem. Quando a borracha está em boas condições, essa saliência não chega a tocar o asfalto, pois fica abaixo da superfície que tem contato com o solo. Mas em um pneu gasto, os sulcos vão desaparecendo e lá está ele, o indicador de desgaste.
Em cache
O que é a marca TWI de que forma ela permite analisar o desgaste do pneu?
Esse indicador nada mais é que uma pequena elevação, que fica no fundo do sulco da banda de rodagem, e serve para sinalizar o limite mínimo da altura dos sulcos – no caso, de 1,6 milímetros –, capazes de garantir a aderência.
Em cache
Quando o pneu atinge o TWI?
Continue lendo e confira! Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.
Qual a medida do sulco do pneu novo?
Na regulamentação brasileira, este é de 1,6 mm.
Como avaliar o TWI do pneu?
Identifique o desgaste visual do pneu
Chamado de TWI, este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Assim, você deve observar a altura da banda de borracha. Quando ela chega mais próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.
Qual o limite do TWI do pneu?
1,6 mm
Qual o limite do TWI do pneu? A medida do TWI é de 1,6 mm de profundidade no sulco de cada pneu, sendo este o mínimo desgaste que o sulco do pneu pode chegar. Quando essa marca é atingida e ultrapassada, significa que o desgaste da banda de rodagem está excessivo, caracterizando o ativo como um “pneu careca“.
Qual o limite permitido do TWI?
Qual o limite do TWI do pneu? A medida do TWI é de 1,6 mm de profundidade no sulco de cada pneu, sendo este o mínimo desgaste que o sulco do pneu pode chegar. Quando essa marca é atingida e ultrapassada, significa que o desgaste da banda de rodagem está excessivo, caracterizando o ativo como um “pneu careca“.
Qual o desgaste mínimo do TWI permitido por lei?
Entretanto, de acordo com a resolução, a profundidade mínima da banda de rodagem de 1,6 mm e/ou a chegada da marca TWI são os indicadores que devem ser considerados para a troca do pneu. A marca costuma indicar exatamente estes 1,6 mm, mostrando exatamente o momento da substituição.
Como medir o TWI do pneu?
Basta encostar a ponta no fundo do sulco, colocar a unha na marca da banda de rodagem e, depois, medir essa distância na ponta da chave com uma régua. Outra maneira de medir a condição do pneu é passar a ponta de uma caneta esferográfica no sulco onde se encontra o TWI.
Qual o mínimo do sulco do pneu?
3 mm
“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo.
Quantos mm tem o TWI?
Por padrão, o TWI é um ressalto com 1,6 mm de altura.
Qual o TWI de um pneu novo?
A medida do TWI é de 1,6 mm de profundidade no sulco de cada pneu, sendo este o mínimo desgaste que o sulco do pneu pode chegar. Quando essa marca é atingida e ultrapassada, significa que o desgaste da banda de rodagem está excessivo, caracterizando o ativo como um “pneu careca“.
Quando o pneu pode ser multado?
O motorista flagrado conduzindo com pneus carecas, com desgaste superior a 1,6 mm (ou 1 mm no caso das motos), será autuado em uma infração de natureza grave. Além de pagar a multa no valor de R$195,23 o motorista terá 5 pontos adicionados a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Qual o limite de desgaste do pneu?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.
Quando o pneu é considerado careca?
Eles são pequenas barras de borracha posicionadas entre os sulcos dos pneus. E quando a banda de rodagem vai chegando no mesmo nível do TWI, significa que houve bastante desgaste na borracha e o pneu já pode ser considerado careca. Ou seja, é hora de você investir em pneus novos.
Quando o pneu da multa?
O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é infração grave. Nesses casos, a multa é de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).